Pesquisa Clínica FAQ

Pesquisa Clínica é um trabalho científico envolvendo seres humanos para avaliar e observar a ação dos medicamentos em um determinado tipo de doença.  

"Qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia." (EMEA, 1997)

 

 Perguntas mais frequentes:

 1) Se eu participar de um Estudo de Pesquisa Clínica serei considerado cobaia?

Não. Os pacientes que participam de Pesquisa Clínica são VOLUNTÁRIOS.

Cobaia = indivíduo submetido a testes sem seu consentimento

Voluntário = indivíduo que deseja participar por livre e espontânea vontade em um estudo de Pesquisa Clínica e dá o seu consentimento.

2) O que devo fazer antes de participar de um estudo de Pesquisa Clínica?

Antes de participar de um estudo, o voluntário deve esclarecer todas as suas dúvidas, ler e assinar o Termo de Consentimento de Livre e Esclarecido (TCLE), um documento elaborado pelo pesquisador e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa ( CEP) que descreve como será conduzido o estudo, fornece os riscos potenciais e as informações mais importantes para quem irá participar. Durante o andamento da pesquisa, caso seja a vontade do voluntário, ele pode se retirar em qualquer momento.

3) Qual a função do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)?

O CEP é um órgão institucional, composto por cidadãos representantes de diferentes setores da comunidade, responsável pelas decisões sobre a ética de pesquisas para assim proteger a integridade e direitos dos voluntários participantes.

4) Os novos tratamentos já foram testados antes?

Sim, até chegar a etapa de Pesquisa Clínica, os tratamentos já passaram por outros testes.

 

 

Para saber sobre Clínica de Alergia Martti Antila - Clique aqui

 

Rua Francisco Ferreira Leão,114 l Sorocaba, SP Brasil l Telefone: (15) 3519.4909 l (15) 3519.4911